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domingo, 27 de março de 2011

ARQUIVO ABRIL 2010 - 2 TRIMESTRE


postado por Joe
Olá Edson. Sobre esse assunto eu enviei 3 posts no dia 27/02, e, somente para não repetir, pediria que vc desse uma olhada. Conforme disse lá, é só palpite de curioso e não de especialista. A única mudança que existe em relação ao que foi postado é que eu disse que a Captiva É fabricada pela Saturn. Hoje o tempo verbal mudou e passou a ser ERA, já que saiu de linha ....
(1/4/2010 09:26:10)
postado por Dr. Sidney
Estou usando álcool diariamente na minha ecotec, com 20% de gasolina com bom consumo e comportamento perfeito. Faz 5km/l na cidade com o ar ligado. Ate agora, tudo bem
(5/4/2010 22:42:57)
postado por Léo
Prezados, estou avaliando a compra de um SUV. Nunca tive um veículo assim e, portanto, as informações desse blog são de grande valia pra mim. Essa semana fiz um test drive (ruas bem ruins) em uma Ecotec 10/10 e percebi os sistemas eletrônicos funcionando normalmente, sem grilos no painel e portas, sem ruídos na caixa de direção e na suspensão. Notei na unidade testada um ruído de rangido vindo da parte traseira (banco traseiro ou porta-malas), mas acredito que algo simples de resolver. Gsotaria de colocar para os membros a seguinte questão: Considerando o encerramento das atvidades da SATURN nos EUA e a saída de linha do VUE (nossa captiva) naquele mercado, como os colegas enxergam o futuro do modelo ?? Grato.
(10/4/2010 19:20:01)
postado por Joe
Olá Léo. Com relação à Saturn VUE, foi mais ou menos o que eu quis dizer no meu post de 01/04/2010. A VUE era fabricada para o mercado americano, com grande volume de vendas por lá. Com a saída de linha, não sei se o mercado se sustentará. Na verdade existiam duas Captivas, a VUE, que vinha para o Brasil, e a Captiva coreana, um pouco menor, que é vendida na Argentina e, me parece, na Europa. São carros com pequenas diferenças e, como não sou especialista, apenas curioso, trata-se só de um chute sobre a descontinuidade no mercado brasileiro, ou então a substituição pela oriental. Com relação ao veículo em si, eu gostei muito do comportamento geral, peso do volante excepcionalmente bom, suspensão um pouco barulhenta, pelas próprias características de uma SUV, mas para mim aceitável. O câmbio da Ecotec é meio longo, tornando lenta a subida de velocidade. Já no tocante ao consumo, em torno de 7 kml/ na cidade e 10 km/l na estrada, sem forçar. Agora, no meu caso específico, o principal foi que não me acertei com o ajuste lombar. O banco me deu dor nas costas. Deixei o carro parado um tempo, as dores melhoraram, voltei a usar e as dores voltaram. Então, embora tivesse grande prazer em dirigir esse carro, acabei vendendo, com apenas 12.000 km.
(12/4/2010 17:36:41)
postado por Joe
Amigos, como deixei escrito no post acima, tive que me desfazer da minha Ecotec. Quando criei este blog, foi com o interesse de auxiliar quem tivesse dificuldades e trocar experiências. No caso das dificuldades, o objetivo permanece válido, porém na troca de experiências, a minha deixa de ter validade, porquanto já não dirijo mais esse veículo. Pelas regras do blog, é possível cadastrar alguém como auxiliar, dessa forma, caso alguém se habilite a se tornar moderador, por favor, peço que se manifeste, para que eu o cadastre e assim as trocas de experiências continuem válidas para todos. Enquanto não surgir ninguém vou tentar permanecer por aqui. Um abraço, obrigado a todos que nos auxiliaram até aqui e bos sorte.
(12/4/2010 17:43:47)
postado por Léo
Prezado Joe, 

Que acha de você encaminhar um questionamento a revistas especializadas em nome do blog, a fim de que busquem esclarecer a situação da continuidade da Captiva em nosso país? Se houver continuidade, quais seriam as garantias de continuidade de investimentos no modelo, considerando-se que seu principal mercado no continente americano foi desativado?
(12/4/2010 20:50:15)
postado por Dr. Sidney
Gente. Acho meio precipitado falar em descontinuidade visto que este carro também é vendido no Mexico e a Opel produz o Antara, idêntico ao nosso Captiva. Veja também o enorme sucesso no mercado brasileiro, com vendas bastante expressivas para este tipo de carro. No geral acho um baita carro, mesmo o Ecotec. O meu completou 5.000 km hoje, sem os defeitos que tantos alardeiam. Estou satisfeito com o carro e acho que Brasil e Mexico são países capazes de sustentar a produção.
(12/4/2010 23:45:11)
postado por Joe
Olá Léo, estou tentando obter outras informações. Entendo que com a saída do mercado americano a Captiva mexicana deve sofrer impacto na economia de escala. É verdade que existe a Opel Antara (Alemanha), Vauxhall Antara (Inglaterra), Holden Captiva (Austrália), Daewoo Winstorm, entre outros, que são basicamente a nossa Captiva e poderiam suprir o mercado, contudo os outros países não possuem acordo comercial similar ao do México, podendo implicar em aumento de custo. Basta ver o preço do Ford Edge. Lembro que a Captiva vendida na Argentina é a coreana e não a mexicana, e está com recall por problemas relacionados com a direção. Ressalto que é só especulação de minha parte, como curioso e não jornalista.
(14/4/2010 12:54:49)
postado por Victor
Amigo Joe,
Conheci seu blog ontem, gostei muito do alto nível mantido (o que é bastante raro), e já li todos os posts. Lamento muito sua "saída", e espero que alguém se habilite a levar este blog adiante. Comprei uma Captiva Ecotec há 2 semanas, e já rodei 1300km. Não tive até agora nenhum dos problemas eletrônicos relatados, computador de bordo, controle de tração e rádio funcionaram bem. Apenas uma lâmpada queimada (farol de neblina). Quanto a suspensão, realmente tem um barulho chato, parecendo coxim ou amortecedor. Mas até agora é "suportável", embora eu acredite que só vá piorar. O consumo até agora está alto para o que eu esperava. Fiz 2 viagens com média de 8,5 km/l na estrada. Já na cidade tem feito 6 km/l. Espero que melhore quando o motor soltar mais, embora ache que o câmbio só atrapalha(pretendo postar um comentário específico sobre ele). No geral, gostei bastante do carro, embora no comparativo com meu carro anterior (Zafira) eu tenha perdido muitos ítens importantes: interface, temporizador dos vidros mais "racional", porta-malas, espaço, ar digital, entre outros detalhes. A Captiva é muito boa, impressiona bastante, mas o problema é a grande expectativa que eu criei antes da compra. Eu esparava muito do carro, especialmente do câmbio sequencial, que eu nunca tinha experimentado. Este me decepcionou, e muito. Como gostei do carro, não vou vendê-lo tão cedo, vou tentar me acostumar com este câmbio. Espero poder colaborar com os demais "blogueiros". Abraço.
(14/4/2010 16:17:26)
postado por Joe
Oi Victor, bem vindo. As suas impressões são muito parecidas com as minhas. Também já tive Zafira 8v e devo dizer que detestei o carro. Vendi muito novo e nunca mais pretendo ter outra. Com relação ao câmbio sequencial da Captiva, acho muito fraco, da mesma forma que o é o da Tucson 4cc. Na verdade, sequer posso considerar como um câmbio sequencial de verdade, tal o incômodo para a troca de marchas, o que tira o prazer da troca manual. Embora sejam coisas totalmente diferentes, não posso deixar de falar do câmbio do Porsche. A troca sequencial é perfeita, sem nenhum "buraco", reduções perfeitas nas tomadas de curvas, etc. A troca por botão na Captiva é tão pouco prática que utilizei somente uma vez, para ver como funcionava. Agora, é certo que quem compra um SUV tem consciência de que não se trata de um esportivo, portanto o pacote de qualidades e defeitos vem junto. Só achei um pouco alto o seu consumo para uma Ecotec. Eu dirijo sempre a 110/120 km/h, sem alterações bruscas de aceleração, ar condicionado ligado, bastante tranquilidade na cidade, desacelerando antes dos semáforos, etc. Nessas condições, conforme informei acima, são 7 km/l e 10 km/l.
Até mais e boa presença entre nós.
(14/4/2010 17:00:54)
postado por Victor
Senhores,
Como eu havia dito, gostaria de falar um pouco sobre o câmbio da Ecotec. Não entendi porque houveram tão poucos posts sobre o assunto, já que eu o considerei como ponto crítico deste carro. Minha Captiva não apresentou nenhum defeito grave, tudo o que relato e questiono são características do carro, que com certeza são as mesmas em todos. Em todas as reportagens e testes que li sobre câmbios sequenciais, ou mesmo os “Tiptronics”, sempre foi dito que o comando, ou a decisão da troca de marcha é do motorista. No caso da Captiva, isto não é verdade. Sinceramente, seu câmbio sequencial é uma farsa, que não permite ao motorista a livre escolha. Seu câmbio é apenas automático, como todos os outros sem troca sequencial (continua...) 
(15/4/2010 15:03:36)
postado por Victor
(...Continuação) Vou exemplificar para que fique bem claro. Em um câmbio sequencial, no momento em que você engata uma 3ª, por exemplo, você quer que o carro permaneça em 3ª até que você decida mudar, e só mude a marcha preventivamente se houver risco à segurança ou danos ao câmbio. Na Captiva isso não acontece, pois ela irá baixar as marchas para 2ª ou até 1ª, sem que você queira, bastando para isso acelerar pouco mais de meio-curso. Ou seja, no modo “dito manual” ele funciona exatamente como um automático, apenas com menos marchas disponíveis. Sem ofensas, mas há 20 anos o Diplomata Automático fazia isso com muita eficiência, para os que lembram. Você apenas limitava a maior marcha a engatar, tal qual faz a Captiva...E nesse contexto, pergunto: qual é a diferença entre o “Drive” e a quarta marcha da Captiva Ecotec? Nenhuma! Ambos engatam as 4 marchas aumentando ou reduzindo sem que o motorista decida. Portanto, sejamos honestos: a Captiva não tem câmbio sequencial. (Continua...)
(15/4/2010 15:04:42)
postado por Victor
(...Continuação) Permitam-me agora falar do modo automático do câmbio (Drive). Eu não concordo nem um pouco com as “tomadas de decisão” deste câmbio. Ele exagera nas mudanças de marcha, fazendo com que o motor trabalhe muito tempo em alta rotação, aumentando o consumo e gerando desconforto. Posso citar vários exemplos, alguns até envolvendo segurança. Se você estiver fazendo uma ultrapassagem em uma subida, na estrada a uns 100 km/h, é necessário muito cuidado e sensibilidade ao acelerar, porque se forçar um pouco mais que o normal ela engata uma 2ª e mantém assim até uns 130 km/h, de uma forma absurda. E se você aliviar o pé ela simplesmente não passa. Passei por uma situação dessas quando fui ultrapassar um caminhão que estava em 3ª pista. Quando cheguei ao lado dele, numa curva, o carro engatou 2ª e a frente ficou leve, balançando bastante com o motor beirando os 5000rpm. Situação complicada e desagradável, que seria evitada com um câmbio um pouco melhor “programado”. O que incomoda é que ele engata marchas que já estão quase no limite, sem necessidade alguma. O problema todo é de lógica, programação. Se eu encontrasse alguém que reprogramasse esse câmbio, eu faria mesmo perdendo a garantia. Alguém tem sugestão?
(15/4/2010 15:06:03)
postado por Joe
Victor, acho que vc expressou muito bem o que eu pretendi dizer que não poderia considerar o câmbio da Captiva como um sequencial de verdade.
(16/4/2010 09:31:25)
postado por Edmar
Vitor, parabéns por suas considerações. Eu estava pensando em comprar uma captiva, porém ainda estou em dúvidas, principalmente com relação ao câmbio, nunca tive carro com câmbio automático, portanto tenho restrições ao mesmo.
(18/4/2010 17:24:26)
postado por Victor
Ola amigos. Neste fim de semana viajei novamente (800 km). Fiz média exata de 9,0 km/l andando sempre a 110/120 km/h. Minha Ecotec ainda está "amaciando", tem agora 2100 km. Estou um pouco mais acostumado com o câmbio, embora ainda ache ele muito ruim. Estou concluindo que meu consumo é elevado porque na minha região tem muitas subidas, então o carro viaja a maior parte do tempo em 3ª marcha. No mais, o carro se comportou bem, com boa estabilidade e conforto, mesmo lotado. Aliás, o carro nem sentiu o peso, quase nem percebi diferença no desempenho. Só tenho uma dúvida que talvez alguém possa me ajudar. Não consigo fixar bem a cadeirinha do meu filho, ela fica muito solta no cinto de 3 pontos. Como se usa o sistema de fixação do carro? Eu não consegui entender, se alguém puder me ajudar!!
(18/4/2010 21:48:08)
postado por Joe
Edmar, tenho carro com câmbio automático desde 1998 e posso lhe assegurar que foi uma das melhores coisas que já inventaram para carros. Vc não vai levar mais do que 5 minutos para se acostumar. Isso aconteceu com um amigo que tinha restrições, há três semanas comprou um Corolla e diz-se arrependendido por não ter comprado antes.
Victor, com relação ao consumo, logo logo ela chega nos 10 km/l na estrada, que é o padrão. No tocante à cadeirinha, infelizmente não tenho informações.
(19/4/2010 08:59:50)
postado por Marcelo
Pessoal, tenho uma Ecotec e está com 4700km. Fui trocar o óleo conforme manual e para minha surpresa o mecânico falou que tinha que verificar a numeração de algumas peças como amortecedores e o escapamento e uma peça do câmbio. Após analise no outro dia informou que tenho que efetuar as trocas, pois é uma recomendação da GM. Não tenho nenhum problema no carro, mas já agendei a troca das peças que demorou uma semana para chegar. O carro é ótimo, mas fiquei surpreso.
(21/4/2010 20:29:45)
postado por Joe
Marcelo, de vez em quando as concessionárias GM nos guardam umas surpresinhas. Quando mandei a Ecotec para a troca de óleo e filtro, aos 5.000 km, passaram a cotação por telefone de R$ 280, explicando que eram 7 itros de óleo a R$ 29/litro, R$ 70 o filtro e R$ 7 de vedador. Quando cheguei na concessionária e falei que não cabiam 7 litros no carter + filtro e sim 4,7 litros (5 litros, por aproximação) eles concordaram, só que em vez de reduzir o preço, disseram que houve um engano no preço do filtro, que o da Ecotec custa R$ 119 e que R$ 70 é o preço do filtro da V6, ou seja, reduziram em R$ 58 o óleo e aumentaram R$ 49 no filtro. O pior é que o filtro da Ecotec, na verdade, é mais barato que o da V6, porque é trocado somente o refil. Ou seja, foi um "golpinho" da concessionária. Uma pena que se valham desse tipo de expediente para faturar mais algum.
(21/4/2010 23:12:47)
postado por Léo
Colegas, peguei a minha Ecotec (com couro) 2010/2010 ontem. Já rodei 200 km em estrada, até agora não registro nenhum problema. O carro é simplesmente fantástico!!!
(24/4/2010 11:26:50)
postado por Léo
Amigos, depois de rodar bastante hoje, acredito que a GM deve ter ajustado a linha 2010/2010. Nada de barulho de suspensão, absorção de irregularidades no asfalto muito boa, sem ruídos internos, rádio com ecelente recepção e um som muito bom, o grave é demais!!!
(24/4/2010 19:26:28)
postado por Danilo Lavagnoli
Colegas, eu tenho uma Ecotec com 4.000km e não tenho nada a reclamar, a Captiva é simplesmente perfeita!!! Só gostaria de mais informações sobre o multimidia Caska CA 3048 (eu instalei e está com alguns problemas. Boa noite a todos.
(24/4/2010 23:50:49)
postado por Joe
Olá Danilo e Léo, eu precisei vender a minha com 12.000 km e nunca tive problemas, pelo contrário, sempre fiquei satisfeito com o que ela oferecia. Me desfiz dela somente por causa do ajuste lombar, que me dor nas costas, não fosse isso eu ainda estaria rodando com a Captiva. O prazer em dirigie é muito grande, com um volante bem leve, achei um ótimo carro.
(25/4/2010 03:27:35)
postado por Léo
Caro Danilo, Pode me dizer com quem comprou a central e quanto custa? Tô pensando em instalar uma tb. GRato
(25/4/2010 04:28:32)
postado por Marcelo bh/mg
Bom dia a todos,
Acabei de acessar e achei impressionante a qualidade das informações e pessoas que participam. Comprei uma Ecotec em 10/2009 e está com 3.600 km, nunca troquei nada nela, se puderem me ajudar pergunto: Estou em BH, alguém conhece uma concessionária boa que conheça do carro? A primeira revisão é com 6 meses ou 5.000 km? Estou preocupado em levar para revisão e voltar com problemas devido a falta de informação dos mecanicos. Realmente estou com muito medo de levar e voltar com problemas. Alguem pode me ajudar? Se Joe puder opinar sobre algo, será recebido com prazer, acho que ele sofreu muito até vender a sua. Abraços.
(25/4/2010 09:52:02)
postado por Joe
Olá Marcelo, a primeira revisão da Captiva é feita aos 10.000 km, porém existe a troca de óleo aos 5.000 km. Foi nessa troca que a concessionária da GM deu uma de "espertinha" e elevou o preço do filtro (refil). Na época eu optei por trocar o óleo na concessionária porque eles fizeram aquele livretinho para carimbar a troca. De minha parte eu continuaria trocando na concessionária, porém procuraria não ser mais enganado. A preocupação que eu tinha é que se houvesse um problema com o motor do carro e não constasse o carimbo da troca óleo, a GM poderia alegar que a troca não foi feita e que, portanto, a responsabilidade pelos danos no motor seria minha, não estando coberta pela garantia. Tampouco me preocuparia com eventuais problemas na revisão. A revisão dos 10.000 km é muito simples, são realizadas somentes inspeções visuais (eles falam em ajustes ...) no disco de freio, pastilhas, etc., a menos que a concessionária "ponha a mão onde não for chamada". Além disso eles mexem no que vc reclamar, por isso não vejo maiores problemas não.
(25/4/2010 12:59:20)
postado por Joe
Marcelo, para complementar, eu disse que a troca de óleo é aos 5.000 km porque estou considerando o uso severo. O uso urbano é sempre considerado uso severo, por causa do anda e para. Não se considera uso severo se vc utiliza o carro somente na estrada, neste caso a troca poderia ser feita com 10.000 km. Aparentemente, pelo seu perfil - cidade grande, trânsito engarrafado, média 600 km/mês - eu trocaria com 5.000 km (reforço sempre: é palpite de curioso, que gosta de carros mas conhece pouco do assunto. Finalmente, com relação a BH, infelizmente não posso te ajudar. Abs.
(25/4/2010 13:05:36)
postado por Joe
Leo, eu tenho uma Pioneer, só que não me lembro o modelo. A central multimídia com DVD, TV digital, duas telas para passageiros, comando no volante, câmera de ré, bluetooth, entrada para IPod, entrada auxiliar e USB ficou em aproximadamente R$ 6 mil, no começo de 2009. Agora que eu troquei de SUV, tirei tudo e mandei instalar na nova, sem problema algum.
(25/4/2010 13:10:25)
postado por Léo
Amigos, alguém sabe como configurar o computador de bordo para ver a pressão dos pneus em PSI? Já li o manual e não encontrei.
(26/4/2010 00:06:58)
postado por Joe
Olá Léo. O problema aí é a unidade de medida adotada do Brasil e nos Estados Unidos. Aqui nós adotamos o sistema métrico decimal, exceto no caso da calibragem, onde adotamos o sistema americano (na verdade o sistema real inglês). Ou seja todas as nossas medidas são em metros, kg, etc, com exceção da calibragem, que é medida em libras por polegada. Para vc deixar a leitura da calibragem nos moldes que estamos acostumados, vc teria que alterar a língua, em vez de português, deixar inglês, só que aí vc altera todos os demais ítens, como por exemplo galão em vez de litros. Pessoalmente acho que é mais fácil se acostumar com a leitura dessa maneira (ao que me lembro em torno de 155 a 158).
(26/4/2010 11:53:32)
postado por Léo
Joe, Entendi...Valeu pela informação.
(26/4/2010 13:02:26)
postado por Eng. Emerson
Prezado Joe

Para mim foi uma grande decepção, adquirir minha Captiva V6 , 2009/2010, neste ano.
A mesma passou apresentar problemas relacionado ao funcionamento de seu ar condicionado, pois o mesmo vem a congelar e interromper o fluxo de ventilação e refrigeração interno do veiculo.
Procurei a concessionária onde adquiri o veiculo, em São José dos Campos, onde o veiculo ficou internado por 1 semana, afim de avaliar seu problema. Ao final desta semana , fui informado pelo consultor técnico da concessionária, que a fabrica havia identificado o mesmo problemas em outros veiculo e estava estudando o problema, afim de solucioná-lo., e orientou que fosse utilizado Ar condicionado a uma temperatura de 22º graus, afim do mesmo não congelar.
Não resolveu o problema, pois voltou a congelar a tubulação.Procurada novamente a concessionária, com o gerente de manutenção, fui informado que o veiculo é mexicano , e que os técnicos brasileiros ainda não conhecem o equipamento e portanto não podem dar uma solução, e aconselhou que acionasse o SAC, pois ele não poderia nada fazer.
Isso foi absurdo!!!.
Procurei o SAC, mandei um e-mail ao presidente da GM do Brasil, e nada foi feito , não obtive respostas, aos meus problemas.
Estou me sentindo lesado, e abusado,e tratado com pouco caso, pois como se comercializa um veiculo que não possui manutenção?Como a fabrica não possui resposta?
Aconselho pensarem 2 vezes antes de adquirir uma Captiva, pela falta de respeito ao cliente. 
(26/4/2010 17:02:43)
postado por Léo
Hoje tive mais um dia com a Captiva..Rodei bst. Nenhum defeito dos relatados por alguns colegas. Sem ruídos, suspensão impecável e a qualidade do som me deixa muito feliz. O meu ar funciona bem. Resfria o ambiente em pouquíssimo tempo, mesmo com o interior do carro muito quente. Destaque para os itens de segurança e para a riqueza de informações do Computador de Bordo.
(26/4/2010 18:49:04)
postado por Joe
Eng. Emerson, é uma pena que isso venha ocorrendo. Eu me utilizei somente duas vezes da concessionária, aos 5.000 km e 10.000 km, e nas duas vezes, conversando com os consultores (mecânicos com nome chic), achei-os com deficiência de conhecimentos sobre a Captiva, contudo, como nunca tive problemas com a minha, isso não me afetou. Considero o respeito para com os consumidores uma das coisas mais importantes na relação fábrica/cliente. É no pós-venda que se conhece a confiabilidade da marca. Tive uma Tucson e fui "assaltado" da revisão dos 20.000 km. Fiquei tão bravo que nem levei o carro de volta para a minha casa. No meio do caminho parei na loja de um amigo e deixei o carro lá para vender e decidi que Hyundai não entra mais na minha garagem, pela falta de respeito demonstrada. Espero que vc consiga solucionar o problema, ou que alguém neste blog tenha informações que permitam te auxiliar. Boa sorte.
(26/4/2010 21:45:47)
postado por Arthur Wolf Oberg
- Pessoal, comprei uma Captiva 08/09, no dia 30/12/08 e rodei até o dia 28/02/10 num total de 36mil Km, andei em estradas que as vezes eram areia, barros e a maioria asfalto, estive em São Luis-MA e fiz a revisão dos 30mil km que não é solicitado limpar o filtro de ar, o que a concessionaria cumpriu o que estava solicitado no manual, que era para ser aberto o filtro de ar a cada 20mil km e a substituição do mesmo apenas com 80mil km o que acontece é que após a revisão de São Luiz fui para Cuiabá-MT, depois disso retornariamos para casa aqui em São Mateus-ES, isto tudo dirigido pela minha esposa pois estou em tratamento de saude.
Ela dirigindo na bela BR-040 Goias/Minas estrada semi nova e quando estavamos nos aproximando da entrada de Curvelo-MG a mesma bateu o motor, o filtro estava rasgado e cheio de areia, isto que vou falar para voces é até comico, o pessoal da Chevrolet recusou a garantia dizendo que houve golpe hidraulico com a areia, e de dar risada mesmo poderia ser um calço de areia por defeito de projeto de manutenção do Captiva que é um Carro 4x4 AWD,se precisasse de um carro para andar somente no asfalto, compraria um 4x2, acionei o PROCON e o representante da Chevrolet já veio desde o começo falando que não existeria acordo, conforme aconteceu, o que me resta apenas agora é entrar na justiça e solicitar outro carro e os danos morais e materiais, pois paguei 8mil de aluguel de carro e no final tive que comprar outro carro, agora estou com um gasto de 3mil por mes
(28/4/2010 22:18:43)
postado por Arthur Wolf Oberg
Continuação..
pois necessito de um carro devido a minha saude e espero que a Chevrolet leia isso e agilize o mais rapido possivel, pois quanto mais tempo passa, estarei cobrando até a prestação do carro como se fosse um carro alugado, fora os danos que me provocaram na saude.
Um Abraço
Arthur
(28/4/2010 22:21:50)
postado por Eng. Emerson
Minha ex-Captiva, foi largada no patio da concessionária, pois não a quero mais, devido falta de respeito demosntrada pela GM, na condução do assunto e pelo relato de outras pessoas apontando defeitos, que poderiam ocasionar muito mais dor de cabeça, do que os que já tive.
Estou pedindo e aguardando meu dinheiro de volta, espero que a GM , tenha a decênciade de assumir o problema de seu carro, e devolver meu dinheiro, pois o veiculo esta a sua disposição na concessionária.
Um veiculo somente pode ser vendido se o mesmo tiver a devida manutenção a disposição do comprador.
Comprarei outro carro, mais não um GM!
(4/5/2010 14:48:55)
postado por marcelo
Joe bom dia,
Obrigado pelas colocações e ficarei atento na troca do óleo da Captiva. Não aconpanhei o Blog estes dias, pois estava atarefado com outras obrigações. Como é curioso por carros e nós não ficamos para trás, já comprou novo veiculo e o que esta achando.
Minha esposa tem uma Eco e pensa em trocar por um i30, pode ajudar com algumas dicas.
Obrigado novamente.
Marcelo BH.MG
(5/5/2010 08:35:08)
postado por Joe
Olá Marcelo. Eu fiquei um tempo rodando com um Fusion, um carro que considero espetacular, pelo que oferece e pelo custo que tem, só que eu sou fã mesmo é de SUV, por isso acabei optanto por uma SW4. Até agora estou muito satisfeito. Nenhum problema com os bancos, 7 km/l de diesel na cidade, bom desempenho, apesar do peso. Vamos aguardar. Com relação ao i30, a 4 Rodas tem um em sua frota de longa duração e tenho visto muitos elogios ao carro. De fato, tem um belo design, boa quantidade de equipamentos e tecnologia embarcada, bom preço, etc. Para mim não serve, por ser Hyundai. Como relatei em um post anterior, fui "assaltado" na revisão de 20.000 km da Tucson e nem levei o carro de volta para casa. Parei no meio do caminho e vendi. A Toyota e Ford têm preços de revisões bastante camaradas, já a Hyundai é mais complicado. Posso até pagar caro por alguma coisa, mas não gosto de me sentir lesado. Bem, voltando ao i30, o bom é que se trata de um carro atual. A Tucson, p. ex., está saindo de linha para entrada do ix35 e só vai ser fabricado no Brasil porque aqui não é Hyundai de verdade e sim CAOA, que assumiu o carro porque está vendendo bem. Boa sorte na sua decisão.
(5/5/2010 09:17:26)
postado por Dr. Sidney
Eng. Emerson. Meu carro também apresentou congelamento do sistema de ar condicionado, e ainda não foi resolvido. Mas funciona normalmente quando utilizamos o ar externo FECHADO. No mais, não tive outros problemas e estou bastante satisfeito com o carro. Uma lâmpada do farol de neblina queimou e foi trocada na garantia, mas esperei 30 dias pela mesma. Está agora com 6.500km e roda sem maiores problemas
(7/5/2010 16:12:59)
postado por Dr. Sidney
Tenho acompanhado esse blog desde sua abertura, e minha avaliação é que o Captiva é um bom produto, mas parece pecar em alguns detalhes, acredito que em algumas unidades. O meu, particularmente só apresentou o problema do ar condicionado (logo na primeira viagem), mas está "solucionado" por enquanto usando o mesmo com a ventilação externa fechada (abro um pouco em viagens mais longas para renovar o ar e volto a fechar para não congelar a tubulação). Espero a revisão dos 10.000km para resolver o problema definitivamente. Tenho uma grande experiência com carros - já tive BMW, Land Rover, Audi e outros nacionais, inclusive SW4, e gosto muito do Captiva - acredito ser uma excelente relação custo-benefício e um belo carro - mas vejo que alguns parecem não ter a mesma "sorte" com o carro como eu. Moro em Maringá (PR) e utilizo o carro somente nos asfalto. Tenho outros amigos que têm Captiva e outros que compraram quando viram e andaram no meu, e estão satisfeitos também. Não sei se somos muito sortudos, ou alguns são muito azarados (ou exigentes demais). Fica a reflexão. Um forte abraço a todos
(7/5/2010 16:29:23)
postado por Joe
Pois é, Dr. Sidney, a minha impressão geral também foi essa. Enquanto tive, não posso me queixar do carro. Muito prazeiroso de dirigir. O motivo da venda, dor nas costas por causa do ajuste lombar, possivelmente está mais ligado a mim do que ao carro. Até o momento a SW tem se apreseentado com um ajuste mais ao meu feitio, porém isso não desmerece a Captiva.
(7/5/2010 17:44:37)
postado por Paulo Fontes
Caro Joe e amigos do blog,
antes de mais nada parabenizo a você pela iniciativa e por permanecer aqui mesmo não sendo mais proprietário de uma Captiva. Aos colegas, poucas vezes tenho visto um nível tão elevado nos comentários e, sobretudo a educação, infelizmente coisa rara nos dias de hoje.
Pois bem, há cerca de 3 semanas comprei uma Captiva, usada, ano 2008, modelo AWD. Já estava namorando este carro há mais de um ano. Não notei nenhum barulho na suspensão. Como o amigo Joe, substituí o rádio original por um multimídia Pioneer. O prazer de dirigir o carro, sobretudo na estrada, é enorme. O consumo elevado (4,5 a 5 na cidade) já era esperado. Venho de uma Cherokee Sport que bebia tanto quanto.
Tenho duas dúvidas, e neste ponto gostaria que os colegas ajudassem:
Computador de bordo: Este item é novo, ou opcional? Pois o painel da minha acusa apenas hodometro, posição do cambio e temperatura externa.
Joe, li em algum momento que você programou o acendimento dos faróis na abertura das portas. Creio que isto é feito pelo tal computador de bordo. Como seria este procedimento neste meu modelo, aparentemente desprovido de tal equipamento? (já li o manual de cabo a rabo e nada encontrei)
Caso tenham alguma pergunta sobre a central da Pioneer, fiquem a vontade (li alguns comentários interessados na troca, uma vez que a qualidade do rádio original é sofrível)
Grato e um grande abraço a todos!
(8/5/2010 09:33:26)
postado por Dr. Sidney
Paulo. Pelo o que eu sei apenas os Captivas de 2009 em diante têm o computador de bordo. Mudou também a troca de marcha seqüencial, no se carro feita pela alavanda de cambio, e nos mais novos V6 e todas as Ecotec por um botão na alavanca de marchas. Acredito que alguma mudança também deva ter sido feita no radio original, pois o meu (modelo 2010) é de boa qualidade e vi posts anteriores no blog falando bem do mesmo.
(9/5/2010 00:28:26)
postado por Joe
Caro Paulo, o comentário abaixo foi extraído da avaliação publicada pelo UOL em 26/11/2008. Pelo que consta na avaliação, o computador de bordo foi introduzido na versão 2008/2009.
No seu carro, no painel, à esquerda do volante, tem uma tecla com o sinal internacional de informação "i" e outra com um check-mark ? Foi por ali que eu alterei as características de fábrica. O "i" seleciona e o check-mark é o "OK"

http://carros.uol.com.br/ultnot/2008/11/26/ult634u3285.jhtm

"Para as unidades ano/modelo 2008/2009, a GM informa ter elevado o limite eletrônico para os 180 km/h e adicionado computador de bordo ao painel de instrumentos com indicações de temperatura, bússola, consumo médio, autonomia e vida útil do óleo do motor, item até então ausente."
(10/5/2010 09:44:48)
postado por Paulo Fontes
Sidney/Joe,
Confirmado, realmente o computador de bordo foi introduzido nos modelos 09.
Fico feliz em saber que a GM melhorou a qualidade do som.
Joe,
as teclas mencionadas por você realmente estão ausentes na minha. Talvez haja algum modo de configurar na própria concessionária.
Um grande abraço a todos e grato pela presteza das informações!
(10/5/2010 11:38:33)
postado por Marcelo
Olá pessoal. Gostei muito do blog! Tenho uma Captiva novíssima (não tem nem 1000km) e hoje amanheceu com a luz do sensor da pressão dos pneus acesa, indicando baixa pressão do traseiro esquerdo. Calibrei os pneus e a pressão estava ok mesmo no pneu indicado pelo sistema. Além disso, a luz continuou acesa. Também notei que, apesar de ter calibrado os 4 pneus com 35 psi, conforme amanda o manual, o computador de bordo acusa pressões diferentes em cada um deles. Pergunto, Alguém já teve esse problema? Fazer aquele procedimento de correspondencia do sistema resolve alguma coisa?
Obrigado!
(12/5/2010 12:49:52)
postado por Dr. Sidney
Marcelo. Acho que reprogramar o sistema resolve. O manual explica como fazer. Hoje voltei à concessionária (Zacarias em Maringa) e fiquei impressionado com a quantidade de Captiva 0km que estavam sendo entregues. Há 30 dias fiz a primeira troca de óleo (5.000km) em viajem ao Mato Grosso do Sul (concessionária Perkal em Nova Andradina, cidade com 50.000 hab.) e fui muito bem atendido. Também me surpreendi com a quantidade de Captiva na cidade. Fui muito bem atendido e o pessoal demonstrou conhecimento técnico satisfatório. Essa é uma vantagem importante do Captiva sobre o CRV, seu concorrente mais direto - a grande rede autorizada!
(12/5/2010 22:19:54)
postado por Léo
Moro em Presidente Prudente/SP. Aqui o atendimento da concessionária é muito bom. Realmente impressiona!
(13/5/2010 18:29:11)
postado por Marcelo
Dr. Sidney, muito obrigado pela resposta! Realizei a reprogramação e infelizmente o computador de bordo continua acusando pressão baixa nos pneus (agora acusa nos 4 ou invés dos 2 traseiros como antes). Até calibrei os pneus com um pouco mais de pressão, mas não adiantou. Caso ninguém tenha outra ideia, o negócio é ir a concessionária mesmo e torcer para ser bem atendido como você foi.
Um abraço!
(13/5/2010 21:49:18)
postado por Dr. Sidney
Marcelo. Aí só na concessionária mesmo. As vezes algum problema com os sensores de pressão. Em que cidade vc mora? Depois de resolvido o problema poste para nós o que era e se vc foi bem atendido. Acho justo divulgarmos os bons e os maus serviços.
(13/5/2010 22:18:09)
postado por Marcelo
Dr. Sidney, moro na cidade de São Paulo. O difícil é arrumar tempo para ir a uma concessionária nessa correria que é a nossa vida... Volto a postar assim que tiver novidades. Grande abraço!
(14/5/2010 15:03:08)
postado por marcelo
Joe boa noite, 
Gostaria de mais uma opinião por favor. De fato sou fã mesmo de SUV e com captiva ainda estou satisfeito. O fato de minha esposa possuir uma Eco, não deu outra, pegou a captiva e estou com a ECO. Gostaria de trocar por um carro semelhante, mas para uso domestico, a Eco bate muito. Gostaria de um carro até 65.000,00 de preferencia novo. Tem ideia. Um abração. Marcelo MG
(19/5/2010 23:49:46)
postado por Joe
Olá Marcelo,
Para falar a verdade, eu não sou muito fã da ECO não. Acho até bonitinha, só que ela é uma plataforma Fiesta "com roupa de missa", por isso tenha algumas restições, de caráter puramente pessoal. Bem nessa faixa de preço acredito que vc teria como opções uma CRV usada, mais ou menos 2006/2007 ou uma Tucson zero. Para quem tem Captiva, a Tucson é um choque: painel relativamente pobre, câmbio com segunda bastante longa e um torque não tão forte (e olha que a Ecotec não nenhuma maravilha nesse quesito), levando um pouco mais de tempo para embalar, 143 cv, e incontáveis mimos a menos que a Captiva. Tive uma e acho um carro bastante honesto pela relação custo/benefício. Só achei desonesto o preço das revisões, por isso vendi com 20.000 km. Se optar pela Tucson, procure pela versão GLS, que vem com piloto automático, possivelmente bancos de couro e mais alguns quesitos de luxo (poucos)que são melhores que na GL. O engraçado é que o fabricante diz que GLS é só a versão 6cc, porém o mercado faz a distinção entre GL e GLS 4cc, pelo padrão de acabamento. Normalmente a GL tem a maçaneta preta e a GLS da cor do carro. Além disso, o friso na traseira, abaixo do vidro, na GLS é prata.
(20/5/2010 12:41:55)
postado por LEODEMAR TFARDOSKI
BOA TARDE PESSOAL ESTOU COM UMA DUVIDA TREMENDA AI ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA CAPTIVA 4CC TENHO MEDO DO CONSUMO SER MUITO ALTO VOU DAR P/ MINHA MULHER ELA TEM UMA ZAFIRA ELITE 2007 FAZ NA CIDADE 7 COM GASOLINA E NA ESTRADA FAZ 10 COM CASOLINA E CARRO CHEIO COM 3 ADULTO E UMA CRIANÇA E MALAS ALQUEM AI TEM UMA 4 CC P/ ME INFORMAR O CERTO QUANTOA FA NA CIDADE E NA ESTRADA A CAPTIVA 4CC VALEU MUITO OBRIGADO ME RETORNE NO BERTOLIN@CERTTO.COM.BR
(21/5/2010 16:31:08)
postado por Joe
Leodemar, o consumo da Ecotec é igual ao da Zafira, 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, isso com ar condicionado ligado e andando de maneira comportada, sem pisar fundo, ficar fazendo kick-down toda hora, etc. Também tive Zafira e o consumo é equivalente, só que, respeitado o estilo de cada um, acho a Captiva incomparavelmente superior.
(22/5/2010 14:47:42)
postado por LEOOSKIFARDDEMAR T
ok JOE OBRIGADO PELO RETORNO QUANTO AO MOTOR ACHO A ZAFIRA MEIA FRACA DE MOTOR NAS RETOMADAS E SUBIDAS COM A CAPTIVA ACONTECE A MESMA COISA JA QUE ELA E 4 CC ESTOU VENDO UMA NOVA 4CC ME OFERECERAM UMA 2008 4WD COMPLETONA PR 80,000 NOVONA UNICO DONO ESTOU NO PARANA
(22/5/2010 22:39:37)
postado por Joe
De fato Leodemar, a Captiva 6 cc é muito superior, inclusive com relação ao câmbio. Particularmente faço algumas restrições no tocante ao consumo - em torno de 4,5 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. Mas é bom que se diga que isso é meio que padrão em SUV 6 cc. Fiquei alguns dias com uma Edge para experimentar e o consumo foi 7,5 km/l na estrada.
(24/5/2010 09:24:26)
postado por mauro
Tenho uma captiva 2009 e tive problemas com o ar condicionado(supostamente congelamento pois quando o desligo temporariamente o mesmo volta a funcionar normalmente), tive e continuo tendo problemas com a injecao eletronica pois a luz no painel acende e apaga alternando em dias, não permitindo que se faça a ignição do motor remotamente. O veiculo foi levado a concessionaria por mais de tres vezes e não conseguiram detectar nada. Agora estou com meu carro na autorizada por mais de uma semana com as luzes indicativas no painel do ABS, tração nas quatro rodas, controle de tração e stabilitrak acesas alem da luz da injeção eletronica. Obviamente todos estes sistemas não estão funcionando pois a 6cc awd depende muito destes dispositivos até para arrancar no semaforo. Por favor, gostaria de entrar em contato com alguem que tivesse conseguido solucionar estes problemas.A propria concessionaria não sabe o pode estar acontecendo enquanto estou sem poder deslocar-me para seguir com minha empresa.
(24/5/2010 13:43:49)
postado por Felipe Ribeiro
Boa tarde a todos, finalmente achei um site em que as pessoas respeitam a opinião dos outros. Estou pensando em pegar até o final do ano uma Captiva V6 e em relação ao consumo não acho absurdo o carro fazer 5 km na cidade, pois possuo um Vectra Gtx e pra ele fazer 7 é um baita sacrifício e na estrada no máximo 11 sem nenhum trânsito. O normal é 9,5 a 10. Todos falam bem da hyundai mas confesso que acho o Tucson muito pobre por dentro em comparação até com o meu carro acho o meu muito mais luxuoso, fora o atendimento que é uma m...da e só pra constar o pai da minha mulher é extremamente cuidadoso com o Azera dele mas ficou 15 dias a pé por algum problema que ninguém da concesssionaria soube dizer o que é , fora a vez que entregaram o carro batido depois de ele ter deixado o carro para fazer revisão. Enfim tem tucson 2.0 por aí que faz o mesmo consumo da captiva v6...
Bom espero que todos consigam resolver os problemas de seus respectivos carros mas ainda assim acho que pelo preço a Captiva é um bom negócio e mais barato para manter . Um abraço a todos e parabéns ao criador deste blog.
(26/5/2010 13:38:16)
postado por Joe
Grato Felipe. A criação deste blog foi pautada pelo respeito às opiniões de todos e o auxílio a quem precisasse, com o compartilhamento de experiências. Antes deste eu frequentava o da Quatro Rodas, só que, infelizmente, alguns se perderam e partiram para discussões de caráter pessoal, como dizer que o outro falava mal do carro por não ter dnheiro para comprar. Ora, na internet todos somos anônimos e ninguém precisa disso. Felizmente as pessoas que aqui frequentam têm mantido um excelente nível de discussão e nunca precisei deletar nenhum comentário, por isso estão de parabéns todos os frequentadores, que fazem deste um espaço democrático e respeitoso.
(26/5/2010 17:56:01)
postado por Rafael
Olá. O banco do motorista da minha Captiva Ecotec está fazendo barulhos, do tipo mola (nhéc-nhéc) e peça solta. Alguém está com o mesmo "problema"? Outra coisa: Já experimentaram ligar os faróis de neblina (pára-choque) e ao mesmo tempo ligar o farol alto?! Automaticamente os de neblina apagam! E só voltam a ligar quando desligar o farol alto... A de vcs tb faz isso? Grato pela atenção.
(27/5/2010 18:44:48)
ola ,troquei o oleo de minha captiva v6 agora com 19000km e optei pela primeira vez por não o fazer na concessionária, porém não consegui apagar o indicador de troca no painel, alguém por acaso já teve que resolver este problema.Obrigado.
(29/5/2010 15:10:31)
postado por Rafael
olha...troquei sábado o óleo na minha Captiva Ecotec (5.000 km). Logo após a troca, o marcador ainda marcava os 34% de viscosidade do óleo. Porém, um minuto após já marcou 100%... e logo em seguida 99%. Acho que a atualização deveria ser automática. Detalhe: vc não perde a garantia por trocar o óleo fora da concessionária?
(31/5/2010 09:55:52)
postado por Victor
Rafael, os faróis de neblina realmente apagam-se ao acionar o farol alto. É normal, em todas as Captiva. Opção de projeto, pois não devemos acionar farol alto em neblina. Sobre o óleo, eu não pretendo nunca trocar fora, pois mesmo que não afete a garantia, em caso de qualquer problema futuro a concessionária vai fazer tudo para culpá-lo. Sabemos que eles são, em sua maioria, bastante safados. Melhor não arriscar. Abraço.
(1/6/2010 00:02:38)
postado por Rafael
Valeu Victor pela explicação sobre os faróis de neblina. Quanto ao óleo, tenho o mesmo pensamento que vc. Mas que a GM aproveita para "meter a faca" em tudo que seja relacionado à Captiva, isso ela faz. Por exemplo: troca de óleo aos 5.000 km (óleo, filtro e fluído para o óleo) = 215,00! Ah! Sabe aquela plaquetinha escrito "Sport" que tem na tampa do porta malas....então...tive que comprar uma (tiraram do meu carro um dia que a deizei na rua). Preço inicial R$ 320,00! Depois de muita negociação, ficou por 224,00 (30% de desconto)! Não é fácil! Mas, pelo menos, o carro compensa. Estou muito satisfeito! Abraço.
(1/6/2010 10:21:01)
postado por Victor
Pois é Rafael...a escolha foi nossa, é o preço que se paga por um carro desses. Esse troca de óleo até assusta um pouco(fechei 5.000km ontem), mas não tem jeito mesmo. Agora R$ 224,00 naquela plaquinha é um absurdo. Não importa quanto custe o carro ou para que tipo de consumidor se destina. Eu não encontro outra palavra a não ser "exploração". Se continuar assim, daqui a pouco estaremos pagando R$ 500,00 em palhetas de limpador e achando normal...
(1/6/2010 10:43:15)
postado por Joe
Rafael e Victor, eu já havia sentido esse problema na pele e posto novamente, para facilitar a leitura. Quando mandei a Ecotec para a troca de óleo e filtro, aos 5.000 km, passaram a cotação por telefone de R$ 280, explicando que eram 7 itros de óleo a R$ 29/litro, R$ 70 o filtro e R$ 7 de vedador. Quando cheguei na concessionária e falei que não cabiam 7 litros no carter + filtro e sim 4,7 litros (5 litros, por aproximação) eles concordaram, só que em vez de reduzir o preço, disseram que houve um engano no preço do filtro, que o da Ecotec custa R$ 119 e que R$ 70 é o preço do filtro da V6, ou seja, reduziram em R$ 58 o óleo e aumentaram R$ 49 no filtro. O pior é que o filtro da Ecotec, na verdade, é mais barato que o da V6, porque é trocado somente o refil. Ou seja, foi um "golpinho" da concessionária. Uma pena que se valham desse tipo de expediente para faturar mais algum
(1/6/2010 12:46:37)
postado por Mario
a minha eh fwd v6 2010 2010 e apresenta os mesmos barulhos desde zero (esta com 500 km). O avis do stabilitrak tbem aparece qdo ligo a ignicao. Uma pergunta eh como mudar as unidades do consumo instantaneo de L/100KM para km/l. Alguem sabe ?
obrigadi
(2/6/2010 12:01:39)
postado por Rafael
Mario: às vezes (raramente) quando ligo a minha captiva (2.4) ela tb avisa que o sistema stabilitrak está ligado. De qualquer forma, ele tem que ligar. Não pode, após ligar o motor, aparecer o simbolo do "stabilitrack off" no painel. Quanto ao consumo instantâneo, acho que não tem como mudar...que eu saiba. Até.
(2/6/2010 14:56:40)
postado por Joe
Mario, o consumo instantâneo não tem como mudar. O consumo médio é possível alterar via software da concessionária. Eles receberam uma Informação Técnica - IT - sobre esse assunto.
(2/6/2010 16:07:38)
postado por Léo
Na minha Ecotec, 2010/2010 - o o consumo médio fica disponível em KM/L - L/100KM. Conforme aperto o botão que dá acesso a informação, as duas estão disponíveis.
(3/6/2010 17:18:54)
postado por Mario
Obrigado pelas respostas. O consumo medio tem em Km/L e L/100KM. o Instantaneo apenas em L/100Km. Sabem que apos alguns dias, mesmo com os barulhos estou gostando bastante do carro. O motor é bem beberrão, mas eu ja sabia antes de comprar, e o cambio de 6 marchas funciona muito bem. Pena mesmo eh a GM nao ter gente dedicada a este carro nas concessionarias, eles nao sabem NADA !!! Vou continuar a visitar o site pq achei bem legal ! parabens !
(3/6/2010 17:46:44)
postado por Léo
Nas concessionárias de Marília/SP (Javep) e Presidente Prudente/SP (Autoeste), o atendimento é excelente. O nível de conhecimento do pessoal da oficina é bem grande. Além disso, sempre que precisei da GM (0800), pois já tive um vectra também, fui muito bem tratado, tive minhas dúvidas solucionadas e meus problemas devidamente encaminhados. Achei muito bacana a matéria que foi divulgada pela imprensa automotiva falando que nossa Captiva é o véiculo com menor índice de desvalorização em seu segmento http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2010-05-30_2010-06-05.html#2010_06-02_10_57_36-142809534-0 - http://diarionet.terra.com.br/integra.php?id=1345. Isso me deixa ainda mais satisfeito com a escolha pela Captiva.
(4/6/2010 02:00:15)
postado por marcelo bh
Rafael bom dia,
Quanto ao barulho do nhec nhec do banco, vc conseguiu resolver algo. A minha está com o mesmo problema.
Um abraco 
Marcelo/bh
(8/6/2010 07:24:08)
postado por Roberto Vieira
Bom dia a todos!
Comprei uma Captiva Ecotec 2010/2010 este mês e estou muito satisfeito com o carro.
Gostei muito deste blog, pois é um local de troca de experiências a respeito do veículo.
Observei que nas portas tem aqueles refletores de abertura das portas, mas eles não acendem, é assim mesmo?
A minha Captiva veio com um pequeno defeito de pintura na parte interna da porta do motorista e me falaram que algumas vieram desse jeito, alguém observou isso?
Estou com medo de mandar arrumar e ficar com algum aspecto de porta recuperada.
Ela veio também com a grade frontal com defeito de pintura, mas a concessionária se prontificou em pedir uma nova grade para substituição.
Moro em Brasília e a concessionária é a Jorlan, muito bem vista por aqui.
Espero que consiga aprender muito sobre o carro por este blog.
Um abraço a Todos.
Roberto
(8/6/2010 11:36:54)
postado por Joe
Olá Roberto, seja bem vindo. Com relação à pintura, deixar com cara de recuperada, tudo dependerá do profissional que vc escolher. Como eu acho muito feio aquele parachoque e lateral preta em contraste com a cor prata, eu mandei pintar e ficou muito bom, dando um novo aspecto, parecendo original. 
(11/6/2010 20:55:54)
postado por Victor
Olá, amigos.
Eu já tinha reparado em algumas Captiva que o símbolo Chevrolet da tampa do porta-malas fica manchado internamente com o tempo, como se tivesse entrado água, ficando com aspecto de velho. Pois isso agora está acontecendo com a minha (3 meses de uso). Pretendo trocar, na garantia, mas não creio que o problema não volte. Alguém mais passou por isso também?
Roberto, a concessionária tem que reparar a pintura da porta e lhe devolver perfeita, como zero. Não tenha medo, pois não é tão complicado assim. Quanto aos refletores das portas, eles não acendem mesmo.
Abraço.
(12/6/2010 12:18:08)
postado por Roberto Vieira
Obrigado pelas respostas!!!
(15/6/2010 18:44:32)
postado por Victor
Amigos,
Apenas como registro, quero dizer que tive meu primeiro problema com a Captiva na manhã anterior. A bateria descarregou totalmente durante a madrugada. Assumo parte da culpa, mas serve de alerta aos desavisados: não deixem a chave na ignição!! Mesmo com a ignição desligada, enquanto a chave não for removida vários sistemas permanecerão ligados (vidros, espelhos, luzes do painel...) e isto acabou rapidamente com a carga da bateria. A posição "ACC" da chave não deve ser utilizada por longos períodos. O mais interessante é que ao amanhecer eu não consegui fazer absolutamente nada com o carro, pois sem bateria o câmbio não destrava não saindo da posição "P". Ou seja, impossível rebocar ou empurrar para remover do local. Liguei para o Chevrolet Road Service e fui advertido a não fazer "ponte" na bateria, para evitar problemas na central eletrônica. Só me restou então esperar pelo socorro da Chevrolet. 50 minutos depois chegou o guincho, com um caminhão plataforma enorme que não entrou na garagem. Liguei novamente para a Chevrolet e me disseram para aguardar o mecânico "especializado" que tentaria resolver o problema no local. 30 minutos depois ele chega, desce de um Prisma com cabos de bateria na mão e...faz uma ponte na bateria!! Eu ainda falei pra ele que não era recomendado, mas ele falou que era por conta dele...que tal essa? Bom, levaram o carro para a oficina, ficaram um dia carregando a bateria e devolveram sem dizer nada mais. Nem mesmo uma orientação sequer...
(18/6/2010 22:18:18)
postado por Victor
Aproveitei para pedir a troca de óleo e encomendar o símbolo chevrolet (gravata dourada) da tampa do porta-malas, que está manchando por dentro. O óleo e filtro sairam muito baratos para o que todos estão dizendo...R$ 165,00. Já o símbolo deve demorar, vamos ver. Bom, resumindo essa história toda, lembrem de nunca deixar a chave na ignição. Espero ter contribuído. Abraço.
(18/6/2010 22:27:19)
postado por Victor
Esqueci de falar o mais importante: mais uma vez fica comprovado o quanto a Chevrolet está despreparada para tratar problemas de nosso carro, bem como nos orientar para coisas básicas como essa. Além disso, o "Road Service" não agrada nem um pouco. Demorou demais (1:30h), e são muito contraditórios (fazer ou não fazer ponte na bateria?). Aqui em minha cidade, o atendimento só existe se a concessionária estiver aberta, senão o guincho até leva o carro, mas vai ter que esperar a loja abrir. Ou seja, o atendimento Road Service 24h/dia na verdade são 8h/dia.
(18/6/2010 22:37:12)
postado por Joe
Olá Victor, quando adquiri o meu carro na concessionária de Jundiaí-SP felizmente fui informado dessa particularidade da Captiva, inclusive eles destacaram para avisar o manobrista quando deixasse o carro em estacionamento.
(19/6/2010 01:14:52)
postado por léo
Eu já precisei do serviço do Road Service quando fui proprietário de um Vectra Elegance. Nesse quesito só tenho elogios à GM, pois, reputo seu atendimento bem superior ao dos seus concorrentes. O 0800 sempre me atendeu bem, solucionou dúvidas, retornou. Enfim, vejo um esforço da montadora em atender bem no pós-vendas.
(30/6/2010 22:28:46)