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domingo, 27 de março de 2011

ARQUIVO ABRIL 2010 - 1 TRIMESTRE


postado por luis
Bom dia Joe, bom dia a todos os que estão por aqui. Conforme meu comentario do dia 29/12, minha captiva parecia que tava com os sensores malucos, com condições absurdas, mas o que mais me incomodava era o termometro, porque ele sempre estava errado, e ultimamente ele andava ao contrario, quando o calor aumentava ao longo do dia ele diminuia o numero mostrado. A minha maior preocupação era o fato de já ter ido pra oficina e voltado igual. Pois bem, segunda dia 4 ela voltou pra oficina, e o mecanico me disse que consultaria a fabrica pedindo orientação. A fábrica disse que há casos em que o computador de bordo passa a dar informações incorretas estando os sensores todos perfeitos, e nesses casos a solução era carregar o software original de fabrica dentro dele. Foi o que fizeram, e aparentemente resolveu, pelo menos desde segunda tá tudo certo. Abraço a todos, e tenham um ótimo 2010.
(6/1/2010 08:04:41)
postado por Joe
Obrigado Luís, ainda bem que resolveram. De tanto eu dizer que não tinha problemas com a minha, ela resolveu me incomodar um pouco. Quando faço o travamento ou destravamento remoto, ela está acendendo a luz de ré e disparando o alarme do sensor de proximidade. Tanto o o sensor de proximidade quanto a câmerade ré foram instalados logo que comprei o carro e nunca tive problemas, por isso, em primeira análise, não acredito que seja erro de instalação. Os problemas apareceram quando eu alterei a configuração inicial, para acender as luzes de aproximação, pelo destravamento remoto. Já fiz de tudo e, às vezes, ela desconfigura todas as opções que eu faço, de um dia para o outro. Por via das dúvidas, antes de levar na concessionária, vou passar na casa dos acessórios, para que depois a concessionária não jogue a culpa nos outros. Feliz 2010.
(6/1/2010 12:26:04)
postado por luis
É Joe ... eu fiquei contente por pouco tempo ... não sei o que acontece com esse computador de bordo, mas agora o termômetro parou de funcionar novamente, já agendei pra voltar na oficina. O curioso dessa história toda é que eu já tive muitos carros diferentes, de várias marcas, desde zero km até muito velhos, e essa captiva, o mais caro de longe que eu já tive, esse é o primeiro que está me irritando de verdade. Não que eu nunca tive problemas com os outros, mas todos os problemas foram resolvidos. Acho que eles devem vender as captivas boas nos EUA e empurram as bichadas pra nós do terceiro mundo, não é possível.
(10/1/2010 08:09:50)
postado por Joe
Estou começando a pensar que vc tem razão, acho que eles testam cada carro e aqueles que não psaam no controle de qualidade, mandam para nós :-(. Estive nos USA recentemente e constatei que o carro é exatamento o mesmo, com o nome de Saturn VUE, sem nenhuma diferença, assim acho que os nossos são escolhidos a dedo, já que o americano médio é bem reclamão e exigente quanto aos seus direitos. 
(12/1/2010 09:22:35)
postado por marcelo
Alguém pode me dizer como estão resolvendo o problema da suspensão da captiva? Fui comentar com o chefe de oficina a respeito da minha ECOTEC, ele disse que a GM vai mandar um "kit de ferramentas", e que esse kit é pra fazer um retrabalho nos coxins, me garantiu que não troca nenhuma peça, muito menos os amortecedores...... alguém sabe me dizer com certeza, se a solução que a GM apresentou tem que trocar os amortecedores?? em específico na ECOTEC.... abraços
(13/1/2010 12:20:05)
postado por rogerio
Bom dia. Levei a minha V6 FWD na concessionaria para a troca de oleo e pedi para que efetuassem os reparos necessarios na suspensão (solução da GM). O chefe de oficina me perguntou: "Que reparos? Que solução? Não estamos sabendo de nada...". Como estava sem tempo, disse que voltava outro dia. Alguém mais teve esse problema de "desconhecimento de causa" por parte das concessionarias? Abs.
(14/1/2010 10:35:40)
postado por Joe
Marcelo e Rogério, a minha é uma Ecotec, com 11.000 km e até agora não tive nenhum problema de barulho na suspensão. Na revisão dos 10k, perguntei ao mecânico sobre as reclamações da suspensão e ele me falou que "era assim mesmo", por conta das irregularidades do nosso asfalto. Confesso que a resposta me assustou, porque demonstrou pouco conhecimento do assunto. Como disse, felizmente não ocorreu comigo.
(14/1/2010 12:44:51)
postado por luis
Boa noite pessoal. A minha foi dia 14/01 pela terceira vez para resolver o problema do termometro e do computador louco. A loucura do computador não voltou mais desde a segunda ida à oficina, mas o termometro voltou até pior, muitas vezes quando a temperatura externa subia o marcador descia, muito esquisito. Desta vez parece que melhorou, mas ainda não resolveu. Antes ele funcionava 20% do tempo, e nos 80% marcava totalmente fora, agora ele funciona 80% do tempo e nos outros 20% marca algo mais proximo da realidade, mas ainda errado ... parece que as vezes ele atualiza a temperatura rápido, e as vezes resolve demorar pra caramba. Ainda não tive barulhos na suspensão, mas tô achando que certamente vou ter ... seria bom demais não ter né?
(17/1/2010 20:11:36)
postado por Joe
Olá Luís, e eu ainda não fui ver o motivo de acionar o sensor de ré quando travo o carro. Para falar a verdade, eu parei de usá-la porque não me acertei com o banco. Ele estava me dando dor nas costas. Deixei ela parada na garagem, vamos ver até quando, já que eu gosto muito de dirigir a Captiva. Ótima dirigibilidade, volante incrivelmente leve, posição elevada. Só mesmo o banco para me atrapalhar.
(19/1/2010 18:02:28)
postado por Vinicius
Meus Caros, gostaria muito de comprar a Captiva V6 porque considerando os equipamentos, motor, beleza e preço ela seria maravilhosa (não me importa o consumo). Mas vocês estão me assustando! Vocês são uma minoria, ou todos os proprietários estão reclamando? Não entendo como um carro com tantos problemas pode vender tanto? Alguém pode me explicar isso? Todos os outros SUVs têm ítens que me impedem de comprá-los. A única que seria perfeita parece vir cheia de defeitos de fábrica. Ou, repito, vocês são uma minoria? Tenho um A4 2004 há um ano que nunca apresentou defeito algum durante meus 25000km rodados e ele já tem 200000km. Vi gente aqui se conformando em ir várias vezes à concessionária com menos de 10000km. Enfim, vou me arrepender de trocar meu A4 por uma Captiva?
(20/1/2010 00:30:11)
postado por luis
Prezado Vinicius, acho que eu não tenho como te dizer se a gente aqui é minoria, eu espero que a gente seja minoria sim, espero que a maioria dos compradores de captivas não tenham aborrecimentos. Mas o que eu tenho pra te dizer não é nada positivo. Eu tenho minha ecotec com os problemas que você já leu nos meus comentarios anteriores, e além de mim, eu tenho dois amigos proximos que compraram captivas V6. Um deles já rodou mais de 50 mil km sem ter qualquer tipo de reclamação, mas o outro se aborreceu tanto que acabou vendendo. Com perto de 40 mil km ela já tinha trocado o sistema todo do ar condicionado, tinha dado ruidos estranhos, o painel já tinha sido trocado porque parou de marcar tudo. Então, nós somos 3 amigos com 3 captivas, e 2 delas vieram com problemas crônicos. Pergunto aos demais participantes do forum, alguem conhece outras pessoas que tem captivas, que tem historias pra contar? Historias de defeitos e historias de satisfação? Abraço
(20/1/2010 07:17:24)
postado por Joe
Olá Vinícius, bem vindo. Eu vi o seu post em outro blog, mas parei de postar lá porque infelizmente tinha muita gente ofendendo os outros, incapazes que são de compreender e aceitar opiniões divergentes. Com relação à Captiva, a minha é uma Ecotec, mas alguns amigos têm a V6. Considero um bom carro, com excelente custo-benefício. Nem a minha (11.000 km), nem a dos amigos com que converso apresentou os problemas de barulho que o pessoal está relatando. A V6 tem um câmbio bem superior à Ecotec, que eu considero o seu ponto fraco. Quanto aos demais ítens, é um carro bem atual, exatamente o mesmo modelo comercializado nos Estados Unidos e Europa. Vi que vc estava em dúvida se iria se adaptar, já que está acostumado com sedan. Bem, não sei se vc já dirigiu SUV antes, mas a maneira de dirigir difere um pouco, vc tem que se acostumar com o centro de gravidade mais alto, que impede que vc ataque uma curva como faz com um sedan. Nesse ponto a Captiva já leva vantagem em relação a grande parte dos SUVs por causa do stabilitrak. Com relaçção ao consumo, que vc não se importa, o dela é exatamente igual aos SUVs da mesma categoria. Já tive Pathfinder V6 e o consumo era uma grandeza, assim, a Ecotec consome como qualquer SUV 4cc. e a V6 como qualquer SUV 6cc. Só que sempre será mais do que um sedan, já que a aerodinâmica, área de arrasto, coeficiente de penetração, etc. é outro.
(20/1/2010 18:02:13)
postado por Joe
Prosseguindo, Vinicius, se vc poderia se arrepender, bem, isso é muito pessoal, já que dirigir SUV é um estado de espírito. Pessoalmente gosto muito, tanto que já tive de diversas marcas. Como falei em outro post, o banco da Ecotec acabou me dando dor nas costas e temporariamente estou dirigindo um sedan de grande porte, excelente carro, mas não vejo a hora de tirar a Captiva da garagem de novo. Se ouder ser útil fico à disposição.
(20/1/2010 18:07:00)
postado por Vinicius
Joe, obrigado pela atenção. Você falou que a sua Captiva não deu problema na suspensão. Ok, eu até estou acreditando que a GM vai resolver isso (se é que realmente é um problema). Mas agora percebo que os demais colegas de blog estão reclamando muito da problemas na parte eletrônica, com sensores que não funcionam. Você mesmo mencionou um problema de o sensor de ré estar acianando quando você trava o seu carro. Continuo preocupado. Um carro cheio de eletrônica que vive dando defeito? Localizar esse tiço de defeito é como procurar agulha num palheiro. A Captiva é isso ou vocês são exceção?
Quanto ao sedan. Eu gosto muito de agilidade e estabiliade. Se você me disser que a Captiva é muito mole em curvas e pula muito em pisos irregulares (sei que não é a mesma coisa, mas a TR4 do meu pai me dá dor de cabeça de tanto que pula) eu vou prefirir ficar com um sedan e continuar me abaixando para colocar minha filha na cadeirinha.
Dirigi uma Captiva uma vez e achei super confortável. Mas não andei em pisos irregulares nem em alta velocidade.
(21/1/2010 00:12:09)
postado por rogerio
Boa tarde, Vinicius. Concordo com o que o Joe expôs. A Captiva é um carro excelente, tanto a 4cc como a 6cc. Os barulhos que a minha tem, comforme relatei acima, acredito que serão resolvidos. Pode dar um pouco de dor de cabeça, mas é normal. Problemas todos os carros têm e vão ter sempre. Não dá pra dizer hoje em dia que uma marca A dá mais defeitos que a outra B. E isso, penso eu, não tem nada a ver com o preço do carro. Só pra ilustrar, tenho um tio que possui um Audi Q7 2008. Ele já ficou parado 3x por causa de um problema na ignição/chave presencial. E é um Audi que custa mais de 250 mil. Portanto, apesar dos "problemas", estou bastante contente com a minha V6 FWD. Confortável, ágil, esportiva. Não sei se existe algo parecido nessa faixa de preço. Sempre tive sedans (407, Jetta, etc.) e não estou sentido nenhuma falta deles hoje. Boa sorte.
(21/1/2010 14:17:58)
postado por Joe
Vinicius, eu ainda não fechei o diagnóstico do problema do sensor de aproximação, porque não sei se é problema do carro ou da instalação que eu mandei fazer. Coloquei central multimídia, câmera de ré e sensor de proximidade e durante um bom sempo funcionou bem. Posteriormente eu fui mexer no computador de bordo para alterar a configuração das definições de abertura, travamento, travamento remoto, luzes de aproximação, etc. e passou a soar o "apito" de proximidade quando travo, parando logo após. Como não sei se o problema foi gerado pelo carro, pelo sensor ou por mim, prefiro não atribuir a culpa a ninguém, até que eu saiba com certeza o que ocorreu.
(22/1/2010 15:35:05)
postado por Joe
Prosseguindo, Vinicius, com relação à estabilidade na curva, ela não faz rolling como algumas barcas molengas, pelo contrário, como o centro de gravidade é elevado, a forma de dar segurança é calibrar a suspensão para que não fique muito macia, por isso particularmente considero a sispensão adequada. O preço a pagar por uma suspensão mais dura, é que em pisos irregulares a gente sente mais, porém esta é a proposta de uma SUV. Dois de meus amigos têm TR4, e eles me falaram da dureza da suspensão, porém como não tem maior intimidade com esse carro, fica difícil opinar. À distância, acredito que a TR4 seja mais dura por ser um carro bem alto, de pequeno comprimento, assim como entreeixos curto, recebndo uma calibragem dura por segurança. Em resumo, estou satisfeito como carro e não me arrependo de ter comprado.
(22/1/2010 15:47:24)
postado por luis
Prezados senhores, a suspensão eu acho excelente. Claro que cada carro tem uma proposta diferente e a gente não pode querer comparar um SUV com um esportivo por exemplo. Mas eu moro numa cidade extremamente esburacada e cheia de lombadas e valetas, e a captiva é nota 10 quanto isso, na minha opinião, além do que se comporta muito bem em alta velocidade, não fica balançando. Também acho que o consumo é condizente com a proposta do carro, sem falar que ela é realmente uma delícia de dirigir. Uma pena, mas uma pena mesmo, que os defeitos estão aparecendo e aparentemente os mecânicos não estão muito por dentro de como lidar com eles ... hoje fui pela quarta vez na oficina pra tentar resolver o problema do termometro maluco ... encomendaram um novo modulo do ar condicionado, que segundo eles é quem controla o termometro externo ... quando chegar a peça espero vir aqui e dizer finalmente que o problema foi resolvido. Abraço.
(22/1/2010 21:12:11)
postado por Vinicius
Amigos, acho que o bom é sermos ignorantes. Se eu não andasse a procura de informações, provavelmente iria comprar a Captiva feliz e ser feliz (rsrsrs). Ela é linda mesmo. Agora descobri outros carros que gostaria de saber de vocês se eles têm a mesma proposta da captiva ou não: um é o feio Subaro Forester XT Turbo, de 230cv e 310Nm 4 cilindros. 109 mil. O outro é a Land Roover S, que baixou para 115000. Ambos são tidos como carros espetaculares, apesar da feiura do Subaru e de suas 4 marchas. Vale a pena gastar um pouco mais e partir para esses carros? Aliás, enquanto estive morando fora andei sonhando com carros de vez em quando e observando os preços. Notei que os preços dos modelos novos dos importados estão caindo em relação aos vendidos em 2009. O A4 caiu de 150 para 140. Essa Freelander caiu de 130 para 115. Será que esse movimento vai atingir a Captiva? Vejam bem, dificilmente alguém vai deixar de comprar um Land Rover por 115 para pegasr uma Captiva AWD por 105, ou estou enganado? Sei que a Freelander de 115 é o modelo básico e a Captiva de 105 é o top, mas tirando o banco de couro, a Freelander parece oferecer mais...
(23/1/2010 12:17:44)
postado por luis
Vinicius, hoje em dia é difícil escolher com tanta variedade de boas opções, mas uma coisa pesou e muito na minha decisão pela captiva, foi a beleza. Eu não compraria um carro mais equipado se fosse mais feio, afinal vou ficar olhando pra ele todos os dias :)
(23/1/2010 19:29:23)
postado por Joe
Vinicius, tenho pouco conhecimento de Subaru, até porque na minha cidade a concessionária é muito fraca, prejudicando o mercado secundário. A Forester está mais para crossover, e eu pessoalmente acho ela meio "feinha", porém os comentários que ouço são sempre elogiosos. O link a seguir é um fórum do pessoal da Forester, quem sabe te ajuda. Boa sorte. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57434&page=14
(25/1/2010 10:41:00)
postado por Vinicius
Muito obrigado Joe. O subaru parece mesmo excelente, apesar de feio. Sem falar que alia conforto a muito motor e, talvez, mais estabilidade do que os outros SUVs. O problema é que sempre ouvi falar hiper bem da Land Rover e agora fico perdendo meu tempo estudando a Freelander só porque abaixou de preço e tem lista de espera e a gente fica achando que ela vale mais a pena..., mas será mesmo que vale a pena comprar um carro que é fabricado em libras inglesas? Sem falar que não sei se preciso mesmo disso. E ainda não desisti da Captiva que se duvidar é até mais confortável do que uma Freelander (o que vocês acham?).
A propósito também sou de Brasília. Na verdade sempre sonhei com um A4, só parti para essa de SUVs por causa da altura do banco para colocar criança sem se abaixar muito. Depois comecei a imaginar que com filhos pequenos iria começar a fazer o que sempre detestei: ir passear em cachoeiras (que é só o que tem perto de brasília), coisa que não teria coragem de fazer com um Audi. Mas o que gosto mesmo é de andar a 180km/h de velocidade de cruzeiro por essas estradas européias. No Brasil as estradas não costumam permitir isso, mas uma coisa é certa, sou muito mais do asfalto e das curvas radicais do que enfiar meu carro na terra. Mas a gente vai ficando mais velho e vai mudando... Enfim, continuo em dúvida e agradeço as opiniões.
Alguém teve notícia se a Captiva vai abaixar de preço (Freelander e A4 já abaixaram), ou continua vendendo feito água?
(25/1/2010 15:36:45)
postado por Maximiano
Prezados: também possuo uma Captiva 2010 4 cilindros e estou enfrentando sérios problemas para resolvê-los. Ao iniciar, antes de eu mostrar o chiado do rádio, os técnicos não observaram defeito algum. Após a minha intervenção para o diagnóstico, fui informado que o problema era a base da antena. Trocada esta peça, o som permanece horroroso, com interferências permanentes. Frente a tudo isto (e ainda me sendo dito que ninguém reclamou para a GM sobre este defeito), solicitei a vistoria de um engenheiro da GM, o que ainda não foi realizado. Acho um absurdo termos que investir em um acessório extra para suplantar este defeito no controle de qualidade das peças do veículo. Liguem para o 0800 da GM e reclamem! Vou imprimir estes comentários do blog, bem como do Reclame Aqui e enviar à concessionária, que parece estar tentando auxiliar, já que a questão transcende a assistência técnica.
(27/1/2010 01:09:47)
postado por luis
Prezado Maximiano, o radio dela não presta não ... eu escuto sempre CD, acho que o som é de boa qualidade, mas o rádio infelizmente ... acho que a antena deve ser enfeite, porque não pega nada, aqueles radinhos de carros antigos com antena cromada pegam muito melhor. Abraço.
(27/1/2010 07:11:23)
postado por Joe
Maximiano, logo que comprei o carro eu troquei o rádio original por uma central multimídia. O pessoal da loja que instalou disse que não era preciso trocar os autofalantes, porque eram de boa qualidade. Nesse ponto não tenho queixa, mas não sou a pessoa mais indicada para discutir som automotivo, já que não entendo nada. Foi bom vc ter postado ese assunto, quem sabe alguém tem alguma dica.
(27/1/2010 09:07:39)
postado por maxftovo
Obrigado pelas informações, Luis e Joe. Vou esperar a manifestação da GM para decidir o que fazer!
(27/1/2010 15:53:18)
postado por Joe
Vinicius, não ouvi falar nada sobre redução de preços. Quanto ao volume de vendas, segue abaixo o número de emplacamentos realizados em 2009, que é muito próximo das vendas:
Tucson = 28.871;
Captiva = 13.589;
Pajero = 14.910;
CRV = 11.237;
Sportage = 7.900;
Freelander = 1.482;
RAV4 = 872;
Forester = 797
(28/1/2010 12:31:41)
postado por MARCELO
Pessoal, TODA VEZ que ligo ou desligo o ventilador da minha ecotec, ele volta para o modo que entra ar novo(recirculação de ar desligada), sendo que eu sempre quero deixar no modo de recirculação ligada (pegar o ar de dentro e faze-lo circular). A captiva de vcs também é assim? enche os aco ter que apertar o botão toda vez que entro no carro.... abraços
(4/2/2010 17:13:55)
postado por luis
Prezado Marcelo,


A minha também é assim, acho que eles devem ter feito assim pra evitar que a pessoa se esqueça e fique sempre recirculando o ar viciado, sei lá, ou então por algum outro critério maluco qualquer, como o usado no acendimento automático dos faróis, que não tem lógica nenhuma. Você usou uma expressão que creio que define bem o que estou sentindo com a captiva ... ela é uma delícia de dirigir, além de muito bela, mas tem uma série de pequenas coisas que acabam enchendo o saco constantemente, como isso que você citou, o farol automático que eu sempre desligo, o Joe também desliga, senão você fica irritado, e o rádio FM que não pega estação nenhuma. E tem outra coisa, ela vive dando avisos sonoros que eu até agora não consegui entender, e tem hora que ela desliga o controle de tração e depois volta a ligar sem motivo aparente.


Abraço a todos!
(4/2/2010 19:30:07)
postado por marcelo
hummm, como supeitava, a captiva é o carro inteligente mais burro que conheço! rssrsrs, brincadeiras a parte, a trção do meu carro nunca desligou, mas os avisos sonoros que vc se refere é quando esta sem cinto de segurança? eu percebi que quando ando sem cinto, depois de algum tempo quando rotaçao do motor cae pra menos de 1000RPM ele solta o aviso novamente, eu ainda não descobri o esquema exatamente, mas acho que é algo +- assim.... abraços
(4/2/2010 23:35:46)
postado por luis
Marcelo, quando a gente liga ela sem estar com o cinto ela avisa, aí sai andando e pouco tempo depois ela avisa novamente, não reparei se é quando a rotação cai pra menos de 1000 rpm, mas de qualquer maneira é normal ela querer avisar que a gente tá sem cinto. O que eu não entendi até hoje é que eu costumo colocar o cinto antes de dar partida, e na maioria das vezes ela não apita, mas às vezes ela apita e eu olho no painel e ela diz que desligou o controle de tração e logo em seguida diz que ligou. E o mais esquisito é quando eu estou com o cinto, ela apita e no painel não aparece mensagem nenhuma.


Essa maluquice, além de aborrecer, me faz ficar com a pulga atrás da orelha ... tenho receio de que o stabilitrak faça alguma coisa inesperada quando em velocidade, e provoque um acidente. 


Abraço!
(5/2/2010 06:22:45)
postado por Joe
Olá pessoal, a minha não tem dado nenhum apito não, assim como até agora não apareceu nada com relação ao stabilitrak. No manual diz que aparece na tela quando o estabilitrak estiver atuando, mas até hoje não ataquei nenhuma curva para saber se é verdade. Com relação à recirculação, de fato, é um saco. Às vezes a gente esquece de fechar e só descobre quando aquele cheiro insuportável de diesel invadiu o habitáculo, aí não tem mais jeito. Mas acredito que isso deva ser padrão GM, já que tive dois Astras, que também era assim.
(5/2/2010 10:04:59)
postado por Joe
A GM vai trazer o Chevrolet Malibu para o Brasil, para concorrar com o Ford Fusion. Ele terá a mecânica Captiva, mesmo motor e câmbio. Alguém se habilita ?
(9/2/2010 18:34:23)
postado por rogerio
Joe, vc viu o radio/CD do Malibu? Já vi em algum lugar, só que âmbar... rsrsrs.. abs.
(10/2/2010 17:32:26)
postado por Joe
Rogerio, não me lembro mais da cor do rádio/cd da Captiva, ele não é âmbar também ?
(11/2/2010 12:16:37)
postado por rogerio
Pois é... o do Malibu é azul e da Captiva âmbar... mas me parecem IDENTICOS... http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=43763 abs.
(11/2/2010 15:40:14)
postado por rogerio
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=43763 abs.
(11/2/2010 15:41:23)
postado por luis
Amigos, estou deixando esse blog a partir de hoje. Não porque eu não tenha gostado de estar aqui, muito pelo contrário, apesar de ter poucas pessoas e não ser muito movimentado, todos que participaram o fizeram com educação, respeito e acrescentaram informações que creio serem valiosas para todos nós. O motivo de eu sair é simplesmente porque uma pessoa me ligou querendo comprar minha captiva, e eu vendi. O mais interessante é que eu não pensei duas vezes, e não estou arrependido ... estar me sentindo assim me convenceu de que a escolha pela captiva, no meu caso, não foi uma escolha acertada. Eu comprei mais pelo design do que por qualquer outro motivo, mas depois da convivência diária, acho que posso dizer que o estilo SUV realmente não é a minha preferência.


Eu postei aqui muitas críticas, como o problema do termômetro, ainda não resolvido, do rádio, do farol automático, etc ... mas eu tenho que dizer que a captiva é um carro muito bonito, uma delícia de dirigir, e tem mais um monte de qualidades. Quero dizer, minha decisão pela venda não foi porque acho que o carro não presta ... foi porque cheguei a conclusão de que prefiro um carro de menor porte e com a suspensão mais firme.


Obrigado e um grande abraço a todos vocês!
(20/2/2010 07:48:03)
postado por Joe
Obrigado pela sua participação Luis. Mesmo não tendo mais Captiva, vc será sempre bem vindo. De fato, seria bom se tivéssemos mais gente opinando, porque os comentários têm sido de alto nível, sem as ofensas que tenho visto por aí. De qualquer forma, de vez em quando dê uma passadinha por aqui. Quanto à minha Captiva, continua na garagem, já que o banco dela está me incomodando.
(23/2/2010 00:13:16)
postado por Joe
Rogerio, desculpe-me por não ter respondido antes. Achei interesante a matéria sobre o Malibu, mas acho que não chegará com preço tão competitivo como a Captiva, que vem do México.
(23/2/2010 00:16:21)
postado por Rogerio
Joe, sem problemas. Quanto ao Malibu, é esperar pra ver. A GM quer colocá-lo entre Omega e Vectra para brigar direto com o Azera. Será?!
(23/2/2010 19:20:38)
postado por Joe
Acho difícil. Como o carro vem dos USA, o preço não fica competitivo. O Azera chega com um preço milagroso que nem o Fusion 6cc, que vem do México, consegue competir, isto é, se é que a Ford não está tendo um lucro exorbitante.
(24/2/2010 16:53:19)
postado por Sidney
Prezados. 
Comprei um Captiva Ecotec 2010 e está com 2.200km. Já tive BMW, Land Rover e vários outros SUV, Hilux SW4, enfim, acredito que tenho uma boa experiência para poder compartilhar com vocês. Meu Captiva até agora não apresentou nenhum defeito, nem os ruídos. O rádio é muito bom, não chia, a entrada auxiliar funciona com meu Iphone perfeitamente. Não sei se no modelo 2010 esses problemas foram revistos, mas o fato é que até agora estou muito satisfeito com o carro. Quem sabe com a quilometragem aumentando os problemas apareçam - tomara que não. O único senão ao meu ver é o câmbio de 4 marchas - pelo menos 5 seriam o suficiente para melhorar MUITO o consumo. Está fazendo 5-6 na cidade e 8,5-9,0 na estrada - pé embaixo e ar ligado o tempo todo. Meu Freelander V6 (171CV, modelo antigo - 2004) fazia 5 na cidade e 8-9 na estrada, mas parecia mais pesado e difícil de deslanchar nas ultrapassagens. Também apresentava ruídos mínimos, mas a primeira troca de óleo aos 10.000km ficou em 600,00 - achei um absurdo. Pesquisei bastante antes de comprar - quase comprei o Outlander 4cc, mas achei o Captiva mais bonito, embora o Outlander seja mecanicamente superior. 
Enfim, estou aqui para debater. 


Forte abraço a todos
(24/2/2010 17:20:32)
postado por Joe
Bem vindo Sidney. A minha está fazendo 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.Sempre com ar condicionado ligado e sem esticar muito as marchas. Costumo subir o giro devagar, sem forçar muito e raramento faço o kick-down. Quanto ao câmbio, concordo plenamente com vc. Quatro marchas deixa um buraco grande e às vezes ela trabalha muito esgoelada, o que prejudica o consumo. Como vc está chegando agora, vou repetir uma observação que fiz anteriormente. Eu não me adaptei muito ao banco dela e me deu dor nas costas, embora eu tenha tentado todas as posições. Agora deixo ela na garagem, até que melhore, e só saio de vez em quando, mas o prazer de dirigir esse carro é muito grande. Tampouco tive os problemas relatados por aí, principalmente com relação aos barulhos na suspensão. Já o rádio, não posso opinar porque troquei logo que comprei o carro, colocando uma central multimídia, porém mantive os autofalantes, que são de boa qualidade.
(25/2/2010 09:53:23)
postado por Sidney
Bacana Joe - os bancos realmente poderiam ter um ajuste lombar melhor, mas me adaptei bem. Esta semana andei com ela no álcool após ler a reportagem da revista testando a Ecotec em dinamômetro, etc. Achei que o desempenho melhorou, mas fez 5,5 na estrada (andando bem - 140-160 por hora). Vou ver na cidade como fica e calcular se compensa. Você (ou alguém do blog) já usou gasolina Pódium? O consumo compensa o preço extra? Abraço a todos
(25/2/2010 18:00:38)
postado por Roger
Prezados, esses defeitos de suspensão que vcs relatam me deixam assustados em
relação a comprar uma Captiva. Pensei em adquir uma 3.6, mas o Cr V me parece um concorrente "sem problemas". O que vcs acham?
Abraços a todos
(27/2/2010 16:48:06)
postado por Joe
Sidney, no ano passado estive nos USA e constatei que a imensa maioria dos carros novos estão saindo movidos a E85 (85% etanol e 15% gasolina). Todos eles tem uma plaquinha "Flex-fuel E85". A Captiva lá é vendida pela divisão Saturn, com o nome de VUE, no caso da Ecotec é a VUE XE, e nenhuma tinha a plaquinha do E85. Também tem o fato de que o nosso álcool é hidratado (seria um "E100 com água") o que deve dificultar para pegar, a menos que se misture com gasolina, que, aliás não é gasolina de verdade e sim um E25, com álcool anidro. Por via das dúvidas não vou me habilitar não.
(27/2/2010 17:37:51)
postado por Joe
Continuando, só para dar mais um palpite na questão da Ecotec ser flex, embora eu não entenda nada de carros, seja só curioso, e a despeito da revista ter dito que poderia rodar com AEHC, fico reticente. Um carro a gasolina normalmente tem uma taxa de compressão 9,5 a 10:1. O da Ecotec é 10,4:1, enquanto que um carro somente a AEHC teria uma taxa de compressão em torno de 13:1. Já os motores flex tentam um ponto de equilíbrio na taxa de compressão, geralmente perto de 12:1. Me parece que a Volks utiliza 10,5 a 11:1, ou seja, não funciona muito bem com gasolina e nem com AEHC. Assim, com uma taxa de compressão dimensionada para gasolina, ao se colocar AEHC, que tem menor poder calorífico, a queima não seria a ideal, tornando o carro ainda mais beberrão e talvez causar danos na câmara e válvulas. Reforço que é palpite de curioso.
(27/2/2010 17:41:07)
postado por Joe
Para finalizar, o teor alcoólico do AEHC está entre 92,6 e 93,8 INPM, o que significa, grosso modo, que a cada 100 litros de AEHC que vc põe no tanque, está colocando 7 litros de água, só que os componentes da Captiva não foram projetados para receber água. A revista partiu de uma idéia interessante: ver se um carro com motor a gasolina tinha o mesmo rendimento quando abastecido com álcool, e diante dos resultados soltou uma chamada de capa sensacionalista, dizendo que o carro sempre foi flex, mas a GM não contou para ninguém. Apesar de ter Captiva, não morro de amores pela GM, mas acho irresponsável a chamada. Eles conseguiram avaliar somente se a programação eletrônica do carro aceitaria o álcool, porém foram omissos ao não mencionar as velas, a bomba, válvulas e outros componentes que não foram projetados para o álcool e que sofrem com a corrosão da água do AEHC. Quanto aos carros reprovados no rendimento, bastaria reprogramar a injeção que eles seria "aprovados" com louvor, sem que isso signifique que são flex.
(27/2/2010 18:00:30)
postado por Joe
Roger, eu não estou tendo nenhum problema com a suspensão da minha Ecotec. Não sou a pessoa mais indicada para avaliar a V6, porém digo que na Ecotec , o consumo urbano é de 7 a 7,5 km/l e o rodoviário, a 110 km/h é de 11 km/l, sendo que a 120 km/h ela faz 10 km/l. Na minha opinião, a CRV tem um câmbio melhor que o Ecotec (tem uma marcha a mais) o que faz com que 1ª e 2ª sejam aparentemente mais curtas, dando mais agilidade ao carro. Já a Captiva tem uma 2ª mais longa, deixando-a um pouco mais lenta nas retomadas, mas, para mim, o "conjunto da obra" pendeu para a Captiva, que tem mais equipamentos de segurança que a CRV, com vantagens para o custo-benefício, já que a CRV 4x2, cujo preço equivale ao da Ecotec, é mais pobre de equipamentos. Como vc falou na V6, a CRV equivalente em preço seria a 4x4, mas, nesse caso, os equipamentos de segurança, câmbio, equipamentos de luxo e conforto da Captiva são muito superiores. Fica a questão do consumo, que na V6 é de aproximadamente 4,5 km/l na cidade e em torno de 7 a 7,5 km/l na estrada. Boa sorte e bem vindo.
(27/2/2010 18:11:34)
postado por Roger
ola Joe, obrigado pelos esclarecimentos, tenho receio da Captiva pelo que ouço
sobre os interminavéis barulhos relacionados principalmente na suspensão dianteira
e amortecedores( que alguns amigos relatam que a GM está trocando ,e tb coxins).
Só que eu acho que a GM deveria se posicionar de maneira mais forte e eficaz, já
que parece que o problema na maioria dos casos existe mesmo, e para quem pensa em
comprar o carro, gera muita insegurança.
Vamos nos falando pois pretendo tomar uma decisão em breve: ou Captiva 3.6 ou Crv
4x4 ! Gde abraço e obrigado pela receptividade.
(28/2/2010 15:20:15)
Olá Joe, bem agora é a minha vez, sempre fui carteirinha GM, segunda opção Ford e terceira a Honda, troquei a minha CR-V por um Captiva Ecotec, sabia que estava trocando por uma qualidade inferior, troquei pela a economia, acho que a crise de fora chegou no Brasil, por 5 vezes levei a Captiva na concessionária para resolver o problema de luz acesa da ingnição, até agora não resolveram e para surpresa descobriram outros problemas, mas o problema de fato até agora nada resolvido, hoje (01/03/2010) fiquei uma hora aguardando ser atendido pela a central de atendimento ao cliente, encaminhei até e-mail para o presidende da GM, será que ele vai responder? O barato esta saindo muito caro. Abraço fiquem com Deus. Esmael
(1/3/2010 16:20:24)
postado por Joe
Olá Esmael, seja bem vindo. O idéia de abrir este blog foi a de permitir que o pessoal contasse os seus problemas e as soluções encontradas, porque nada é mais chato do que gastar $ 85K e $ 100K num carro e ficar insatisfeito. Toda experiência é bem vinda. Felizmente não tive problemas com a minha, mas permanecemos aqui, tentando auxiliar quem precisa, trocando informações e experiências. Satisfeitos ou insatisfeitos, com ou sem problemas, todos são bem vindos.
(1/3/2010 21:44:04)
postado por Dr. Sidney
Olá gente. Captiva Ecotec agora com 2.500km (rodei bastante esse mês - o carro ainda não tem 1 mês de uso). Sem problemas até o momento - sem barulhos na suspensão, sem luzes de injeção. Tudo perfeito exceto pelo ar condicionado que perde a eficiência com a circulação de ar na posição aberta. Verifiquei o congelamento das mangueiras no cofre do motor. O mesmo não acontece com o ar externo fechado - será alguma válvula defeituosa? Como não atrapalha o funcionamento aguardo a troca de óleo dos 5.000km para reparos. Até agora carro nota 10! Ótimo custo-benefício - só sinto saudades de alguns ítens de conveniência que existiam no meu Vectra Elite que a Ecotec não tem. Abraço a todos.
(3/3/2010 23:55:58)
postado por Joe
Olá Dr Sidney. Eu não percebi a pouca eficiência do ar condicionado com o ar externo aberto porque sempre rodo no modo recirculação. Embora isso possa provocar a formação de fungos nos dutos, eu acabo fechando. É verdade que de vez em quando esqueço e quando lembro já é tarde, o cheiro de diesel invadiu o habitáculo. Quanto ao resto, também não tenho tido problemas.
(4/3/2010 12:50:22)
postado por Rogerio
Boa tarde pessoal. Falando em ar-condicionado, quando eu estaciono a minha e desligo o motor, escuto as gotas de agua condensadas cairem em algo quente (motor ou alguma tubulação de escape) e evaporarem. O pior é que só notei isso recentemente e não sei se é normal. Alguém aí já notou isso? Abraços.
(5/3/2010 16:20:54)
postado por marco
Galera como faço para desligar o acendimento auto. dos farois, pois toda hora que da partida a luz acende.


e sem contar nos barulhos da suspensão, pois troquei uma dodge ram 2007 5.9, por essa captiva ha 4 dias e o veiculos não está agradando muito pois a suspensao faz muito barulho
(6/3/2010 09:26:50)
postado por Joe
Rogerio, eu nunca percebi isso na minha não. É comum ter um pouco de água no chão, mas cair água condensada nas partes quentes do motor eu não percebi.
Marco, eu desisti de ter essa resposta. Cheguei a perguntar ao mecânico na revisão e ele disse que era assim mesmo, o farol sempre acende. Como coloquei xenon e estraga ficar ligando e desligando, habituei-me a dar a partida com o interruptor virado para a esquerda, na posição de desligar, assim o farol não acende.
(6/3/2010 20:19:16)
postado por rogerio
Prezados, bom dia. Ontem levei a minha Captiva para verificar (mais uma vez...) a questão dos barulhos na suspensão dianteira. Para minha surpresa, o mecanico foi direto ao assunto: "Esse é um problema conhecido e nesse caso fazemos a troca dos amortecedores e batentes...". Incrível, pois no mês retrasado o próprio chefe de oficina disse que não tinha NADA de errado e que os supostos barulhos eram característicos do tipo de veículo: "A suspensão desse carro trabalha assim...". Enfim, o tal mecanico disse que pediu as peças na fábrica MAS não soube me informar o prazo que elas chegam. Menos ruim... Fica aí a dica para quem sofre com esse tipo de problema... Abs.,
(11/3/2010 10:55:13)
postado por rogerio
Ah.. A autorizada acima é a CICAL aqui de Ribeirão Preto/SP.
(11/3/2010 10:56:47)
postado por Joe
Grato Rogério. Essa foi a intenção ao criarmos este espaço. Embora eu não esteja com problemas, penso que podermos auxiliar quem precisa.
(15/3/2010 09:39:42)
postado por Maximiano
Prezados, olá! Como acho uma barbaridade um carro com este custo não ter um rádio que funcione minimamente, tenho tido (amistosas) conversas com o pessoal da revenda aqui em Porto Alegre, na tentativa de continuarem a nos auxiliar para a solução do problema. como parece ser protocolo da GM, após os contatos com o 0800 eles ligam para a revenda (Simpala, no caso) e pedem a confirmação das queixas para o chefe da oficina. Como o mecânico-chefe tem se colocado ao meu lado, a GM me ligou e informou-me que a Engenharia da empresa estava assumindo a questão e me avisariam sobre a resolução do problema. Ligaram-me, informando que foi desenvolvida uma peça para melhorar o ganho de recepção do rádio e que a agência iria instalar a referida peça. Hoje foi feita a troca e ao buscar o carro, após um dia de oficina, o chefe -já na entrega- me diz que ficou "melhorzinho", mas não está perfeito! Já entrei no carro imaginando que nada foi reolvido... e no caminho de casa confirmei!
Vamos adiante, pois continuo com o mesmo pensamento: não existe a possibilidade deste carro, por seu custo e com a proposta de ser um dos top da marca, apresentar este problema!
Volto a informar-lhes o desdobramento,
abraço,
Maximiano
(24/3/2010 03:31:51)
postado por Joe
Olá Maximiano. Eu não notei esse problema na minha porque coloquei uma central multimídia logo que comprei o carro. Obrigado por compartilhar a sua experiência.
(24/3/2010 15:33:37)
postado por Dr. SIdney
Oi gente! Não tive problemas com o rádio da minha, pega em, sem chiados, e também uso a entrada auxiliar com meu IPhone, sem problemas. O ar condicionado perde a eficiência quando funciona com ar externo aberto por mais de 1 hora, o que não acontece com o ar na posição fechada. O carro está com, 4.000km, e como faço uso diário do mesmo estou aguardando a troca de óleo dos 5.000 para resolver o problema. Notei o congelamento de uma mangueira do ar condicionado na viagem que o mesmo perdeu a eficiência, e quando a mesma descongelou o ar voltou a funcionar. Não tive barulhos nem problemas com a suspensão, apenas uma lâmpada do farol de milha queimada, que será trocada na garantia. No geral estou satisfeito com o carro, e não me arrependo de não ter comprado o CRV ou o Outlander 4cc, que eram minhas outras opções. O carro, no geral, é muito bom e propicia muito prazer em dirigir, presença, segurança, etc. Nota 9,0 no geral. Abraço e saudações a todos
(25/3/2010 16:38:39)
postado por Dr. Sidney
Joe. Qual central você colocou? Funciona bem? Quanto você pagou?
(25/3/2010 17:51:03)
postado por Joe
Dr Sidney, a minha é Pioneer (não me lembro o modelo), sem GPS, com Bluetooth, TV Digital, Rádio, USB, Ipod, DVD, câmera de ré, 2 entradas auxiliares, controle no volante, etc., fica em torno de R$ 6 mil. . A cor é âmbar, no mesmo tom das luzes do painel. A TV também funciona muito bem.O interessante da Pioneer é que os módulos podem ser comprados independentemente, ou seja, vc só coloca o que for efetivamente usar. Por ex. A maior parte das centrais multimídia desabilita o controle do volante. Se vc quiser comprar o módulo para restabelecer o controle, ele vai custar mais ou menos R$ 450. Tem o módulo da TV, da câmera e assim por diante. OBS - No preço de R$ 6 mil estão inclusos todos esses módulos, mas são de um ano e meio atrás, não sei hoje como estão.
(26/3/2010 09:17:44)
postado por Célio
Gostaria de saber qual foi a solução encontrada pelo Sr.Natalino Silva para o problema de controle de tração e stabilitrack do Captiva ecosporte, pois estou com o mesmo problema e não conseguem resolver. Se possível gostaria de poder ter acesso ao e-mail do Sr. Natalino Silva com certa urgência. Obrigado.
(27/3/2010 13:31:09)
postado por Célio
Boa tarde.Gostaria de saber qual foi a solução encontrada pelo Sr. Natalino Silva a respeito do problema de controle de tração e stabilitrack do Captiva ecosport. Pois estou com o mesmo problema com apenas 1600 Km rodados e na concesionara não consegue resolver. se possível gostaria de saber o email do Sr. Natalino para saber mais a respeito. Obrigado.
(27/3/2010 13:58:06)
postado por Célio
DIGO CAPITIVA ECOTEC.
(27/3/2010 15:10:08)
postado por Joe
Caro Célio, como procuro preservar a privacidade dos frequentadores do blog, somente poderei encaminhar o email do Sr Natalino se ele autorizar.
Informo, contudo, que passei mensagem ao Sr Natalino solicitando autorização ou que ele entre no blog e compartilhe as suas experiências.
Já entecipo o meu pedido de desculpas por não atendê-lo de imediato, porém acho justo enviar o endereço somente se autorizado, para preservar todos os que deixam mensagens neste espeço.
Caso o Sr Natalino autorize, a mensagem será enviada de forma privada, em seu email, para não haver divulgação a todos.
Muito obrigado pela sua compreensão.
Abraços do Joe.
(28/3/2010 23:23:23)
postado por toninho
Olá caros amigos consumidores do captiva faz 1 semana que comprei a minha e desde o segundo dia ela aparece com os seguintes dizeres no computador de bordo:
estabilitrak desligado, aperto o botão para ligar ou desligar e não acontece nada as luzes ficam acesas / redução de potencia do motor, as vezes acontece de reduzir a potencia / fala da tração tbém/ li o manual faço que se pede mas não muda nada. também já cheguei a andar e não apareceu nenhuma informação, andou normal, mas tem dia que aparece tudo de novo, e constantemente aparede a luz da injeção ligada. já troquei a bateria no 4 dia de uso na vigorito maua sp agora faltam eles verem esses problemas se tiver acontecendo isso com alguem e ocaso foi resolvido por favor me respondam.
(29/3/2010 21:45:44)
postado por Célio
Caro Toninho, também estou com o mesmo problema e não consigo resolver.Estou com o carro à apenas 01 mes e com este problema que não se resolve. Por favor se alguem já conseguiu resolver por favor nos informe.
(30/3/2010 19:10:55)
postado por EDSON
GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM DE VCS VIRAM A REVISTA AUTO SHOW DE NOV/09 DIZENDO QUE A CAPTIVA FABRICADA NO MEXICO SAI FLEX ORIGINAL DE FABRICA PARA OS ESTADOS UNIDOS PARA USAR O E85 QUE É 85% DE ALCOOL E 15% DE GASOLINA E O MESMO VEICULO É ENVIADO PARA O BRASIL SEM MODIFICAÇÕES, SOMENTE INFORMANDO QUE O COMBUSTIVEL É GASOLINA,
ALGUEM JÁ USOU A CAPTIVA COMO FLEX?
ESTOU FALANDO DA 3.6 16V
(31/3/2010 15:59:07)